segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Prefeitura municipal de Itajá teve resultado positivo na campanha de vacinação contra sarampo

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, realizado no último sábado (15), teve resultados positivos em Itajá, segundo a avaliação do Programa Municipal de Imunização. Conforme o primeiro balanço do PMI, foram aplicadas 27 doses de vacinas nas 03 unidades de saúde do Município, incluindo a zona rural. Além disso, as UBSs também realizaram 565 avaliações do cartão de vacina.
Ou seja, apenas neste sábado, dia da ação, as unidades de saúde realizaram, juntas, 592 atendimentos. Para o coordenador do PMI, Igor Ranniery, o engajamento da população na campanha foi muito satisfatório. "A campanha foi um sucesso. Tivemos um resultado muito positivo. Durante todo o dia as unidades tiveram um movimento muito grande, um fluxo intenso, inclusive de pessoas buscando a avaliação do cartão de vacinação e tomando a vacina quando necessário.
A gente fica muito satisfeito, porque a população atendeu ao nosso chamamento. Para um único dia de trabalho é um resultado muito satisfatório. Ficamos tranquilos e seguros que a população está protegida", avalia. Vale destacar que o período de vacinação ainda não acabou. Todas as 03 unidades de saúde de Itajá seguem aplicando a dose contra o sarampo até o dia 13 de março.
O público-alvo da campanha é amplo: todas as pessoas com idade de 05 até 59 anos. Para população de 05 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. Esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo, que é uma doença grave e pode levar a óbito, portanto, a prevenção é a vacina. A imunização é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil.

Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar cartão SUS e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Nenhum comentário: