terça-feira, 29 de novembro de 2022

Mortandade de peixes no Açude Pataxó é preocupante, afirma George


O deputado estadual, George Soares, apresentou nesta terça-feira (29), requerimento na Assembleia Legislativa do RN, solicitando providências a respeito da mortandade de peixes no Açude Pataxó, em Ipanguaçu. Moradores da região registraram, através de vídeos, dezenas de peixes mortos às margens do reservatório. Em um dos relatos, a denunciante narra a presença de urubus se alimentando dos peixes mortos, e o forte mau cheiro.

“Pedimos ao Governo do Estado, Igarn e Semarh, órgãos de controle das águas do Estado, para que tomem as providências. Precisamos saber o que provocou a mortandade de peixes, se foi por causas naturais ou poluição”, disse.

O reservatório faz parte da bacia hidrográfica do Piranhas/Açu, e alimenta a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A capacidade de armazenamento é de 15 milhões de metros cúbicos de água, atualmente, o nível está em 69,89%. O Açude Pataxó é utilizado para uso domiciliar, sobrevivência dos animais e irrigação.

“Atividades econômicas como agricultura e pesca dependem da água do reservatório, e a mortandade de peixes é preocupante. A população precisa de uma resposta, saber se há risco de contaminação à saúde. Muitas famílias depositam suas esperanças no açude para a sobrevivência e geração de renda” finalizou.

Nenhum comentário: