quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

São Rafael/RN: Capacitação para enfermeiras sobre a Citologia Oncológica

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um momento de suma importância, capacitação sobre Citologia Oncológica com as enfermeiras da Estratégia e Saúde da Família de São Rafael.

ENTENDA MELHOR:
O que é?

É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.

Ele também pode encontrar condições não-cancerígenas, como infecções viróticas no colo do útero, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por bactérias, como o Trichonomas vaginalis. O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.

"Aparar as arestas da Citologia Oncótica", esse foi o objetivo principal do encontro entre laboratório BiocitoLab e Secretaria Municipal de Saúde de São Rafael.

Uma tarde muito produtiva, especialmente pela presença de Luana Carvalho - Secretária de Saúde e as enfermeiras: Amanda, Fernanda, Rennylma e Andressa, a Coordenadora da Atenção Básica: Alane e a presença do Dr. Marcos Vinicius R. Silva, que parafraseou na finalização do encontro: "Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão (M. de Assis - A Mão e a Luva)".

Nenhum comentário: