quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Secretaria de saúde do Itajá abraça campanha Novembro Azul

Na manhã desta quarta-feira (19), equipe da Estratégia Saúde da Família Vanuzia Silva Costa, realizou uma sala de espera, sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Foram ofertados vários atendimentos: Atendimento médico, de enfermagem, teste de glicemia, aferição de pressão arterial.
Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma mês importante para ser trabalhada nas empresas e incentivar os colaboradores do sexo masculino a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento.

Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame, a falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença.

No início, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e por isso, quando diagnosticado, em 95% dos casos a doença já está em estágio muito avançado. Alguns sintomas como: dificuldade, dor ou ardor e vontade frequente em urinar, sensação de que a bexiga está sempre cheia, cor escura da urina e dor ao ejacular, são manifestações de uma fase avançada da doença.

O objetivo é poder alertar os homens principalmente os com mais de 50 anos, que o exame de toque retal ou PSA são importantíssimos na luta contra o câncer. E apesar de todo o preconceito em torno, o exame é indolor, rápido e é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos. De acordo com Dr. Breno Cunha, o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

Nenhum comentário: