quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Alto do Rodrigues: Prefeito Nixon se reúne com prefeitos e presidente da FEMURN


Preocupado com a previsão de redução nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2023, mediante o resultado do Censo 2022, queda que vai refletir na redução da arrecadação de Alto do Rodrigues e consequentemente no poder de investimento do município, o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, participou de um encontro com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn),  Anteomar Pereira ("Babá") nesta quarta-feira (4) para tratar justamente sobre a iminente diminuição da arrecadação.

A perda de verbas deve afetar principalmente as obras financiadas com recursos próprios de municípios potiguares, podendo afetar também os serviços das cidades com previsão de queda no Fundo.

O mandatário altorodriguense, abriu um diálogo com o presidente da entidade juntamente com outros prefeitos representantes de municípios na Federação, no sentido de estudar a possibilidade de uma revisão dos dados visando a reversão do quadro, não descartando a judicialização do mérito da questão, com a finalidade de garantir os repasses da forma como vinha ocorrendo.

O município teve 12.538 habitantes contabilizados na prévia do Censo 2022, um crescimento de 1,89% se comparado ao levantamento de 2010, mas uma baixa de 13,98% em relação à estimativa apontada pelo IBGE em 2021. O dado do ano passado colocava a cidade com coeficiente de FPM em 1.0, mas com a última divulgação o índice caiu para 0.8.

Nenhum comentário: