quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Nova regra para película em carro já está valendo; veja como evitar multa


Muitos motoristas são adeptos de aplicar o insulfilm, mais conhecido como película, nos vidros do carro para trazer mais privacidade, segurança e até para fugir do calor. Para 2023, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), alterou algumas regras que controlam o uso do insufilm (películas)

Confira abaixo o que muda: 

– Não há mais exigência de grau mínimo de transmitância luminosa (a quantidade de luz que passa pelo material) nos vidros considerados não cruciais para a visão do motorista, ou seja, o vidro traseiro e laterais traseiros. Antes a regra previa pelo menos 28% de luz passando por essas películas.

– A transmitância mínima de 70% continua valendo para o para-brisa e vidros laterais dianteiros.

– A fiscalização desses índices é realizada de duas maneiras: usando medidores especiais ou verificando o certificado de conformidade do produto que deve seguir a norma ABNT NBR 9491.

Caso seja pego circulando com películas fora das regras ou sem um certificado válido de qualidade, o motorista pode ser multado, perder cinco pontos na carteira de habilitação e até ter o veículo retido, já que a infração é considerada grave de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.


Nenhum comentário: