quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Secretaria de Saúde do Assú intensifica ações de combate à dengue



Com o início do período chuvoso, torna-se ainda mais necessário redobrar os cuidados para combater a propagação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Diante de tamanha importância, o Setor de Combate às Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando diariamente o trabalho preventivo, com orientações à população nas residências, estabelecimentos comerciais e também palestras de conscientização nas escolas e unidades básicas de saúde.

Também é importante que a população se mantenha em alerta, verificando sempre a existência de água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. “São medidas extremamente simples, numa varredura rápida, de 10 minutos, você pode impedir a proliferação do mosquito e fazer a sua parte no combate à dengue.”, destacou Brayan Medeiros, do setor de endemias da SMS.

É importante lembrar de fechar os toneis de água, manter as calhas limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente e encher os pratos de vaso de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas para material de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue e solicitações de visita dos agentes de endemias podem ser feitas pelo número (84) 3331-5361.

Nenhum comentário: