segunda-feira, 13 de julho de 2020

Prefeitura de Itajá anuncia compra de mais 300 testes rápidos

A Prefeitura de Itajá, através da secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, está realizando a compra de mais 300 testes rápidos para aumentar a capacidade de testagem no município, visando ampliar o diagnóstico da COVID-19 e aprimorar o monitoramento da curva de transmissão em Itajá.

Esses 300 testes quase triplica as aquisições de diagnóstico feitas pelo Município, que já havia comprado 120 testes rápidos que somando o reforço dos testes de Swab disponibilizados pelo Ministério da Saúde, vem permitindo um mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus no Município.

Os testes adquiridos pela prefeitura são do tipo imunocromatográfico para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2 e será realizado nas Unidades Básicas de Saúde Raimunda Maria Barbosa da Silva (bairro Antônio Jota), João Antônio Ferreira (bairro Iguaraçu) e Vanuza Silva Costa (distrito de Acauã).

Para participar da testagem, é necessário apresentar sintomas gripais iniciados há no mínimo 8 dias, requisição médica, Identidade, CPF e comprovante de residência, conforme rege o protocolo municipal.

A realização da testagem rápida permitirá a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Países como Coréia do Sul e Cingapura que adotaram essa estratégia tiveram resultados muito bons. A expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica na cidade.

Nenhum comentário: