segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Homem mais alto do Brasil marca cirurgia para amputar perna


Joelison Fernandes da Silva, considerado o homem mais alto do Brasil, com 2,37 metros de altura, marcou para 3 de dezembro a cirurgia para amputar a perna direita. O anúncio foi feito numa rede social. O procedimento é indicado porque o paraibano, que tem 36 anos e é conhecido como Ninão, já não consegue andar nem ficar de pé por causa de uma infecção.

Antes da cirurgia, ele teria de fazer pelo menos 15 dias de fisioterapia para ter um melhor processo de adaptação com a prótese. Mas o quadro da infecção se agravou. Por isso, o médico que o acompanha resolveu antecipar a amputação.

"Sofri muito essa semana, [senti] muitas dores. Infelizmente é uma decisão difícil, mas com certeza pra melhorar a minha saúde, em nome de Jesus. Estou muito confiante", disse para os seguidores.

A cirurgia e a compra da prótese que ele vai usar vão ser possíveis graças a uma campanha para arrecadação de recursos feita na internet.

Pesando mais de 200 quilos, mesmo tendo se acostumado a fazer as atividades diárias com o suporte da cadeira de rodas, ele explicou que “a maior dificuldade agora é a locomoção por dentro da casa” onde mora, em Assunção, no Sertão da Paraíba.

Ninão foi diagnosticado com osteomielite há cerca de quatro anos e meio, mas já sofre com os sintomas da doença há aproximadamente uma década. A infecção, que pode ser causada por bactérias ou fungos, atinge o osso, tendo como um dos principais sintomas a dor.

Passei 21 anos da minha vida escondido num sítio porque tinha vergonha’

O paraibano, natural de Taperoá, descobriu o gigantismo aos 14 anos, quanto media 1,95 metro. Teve a opção de fazer uma cirurgia para parar o crescimento, mas não fez por medo dos riscos do procedimento. Parou de crescer há quatro anos com a ajuda de remédios.

Antes de se tornar uma celebridade, Ninão tinha vergonha de todos os olhares de admiração voltados para ele.

Nenhum comentário: