segunda-feira, 25 de abril de 2022

Protesto em Natal pede justiça por morte de três ciclistas atropelados na BR-406 próximo a Guamaré


Um protesto realizado neste domingo (24) em Natal pede justiça pela morte de três ciclistas que foram atropelados na BR-406, em Guamaré, no último dia 18. O ato reuniu cerca de 400 ciclistas que também pediam mais segurança no trânsito.

Entre os manifestantes estava dona Neusa Maria, tia de Odair José da Rocha, de 43 anos - uma das vítimas do atropelamento que matou três pessoas em Guamaré. "Nós estamos aqui porque queremos justiça. Esse crime não pode ficar impune", disse Neusa.

Os manifestantes se reuniram por volta das 15h na Praça Pedro Velho e foram pedalando até Ponta Negra.

Odair trabalhava como operador de máquina escavadeira, era casado há 21 anos e tinha quatro filhos. Além de Odair, outras duas pessoas morreram no acidente: Renato José Malaquias e Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos.

Para o presidente da Associação dos Ciclistas do RN, Fabiano Silva, é preciso reforçar a fiscalização para ajudar a evitar acidentes. "Criação de acostamento, sinalização vertical, limpeza de rodovias e principalmente a fiscalização eletrônica e humana. Essa fiscalização precisa acontecer diuturnamente. Porque ela não só salva vidas de ciclistas, salva vida também de motoristas. O que aconteceu com os ciclistas é um reflexo do que vem acontecendo entre os próprios motoristas aqui na região metropolitana e em todo o estado. A violência do trânsito está muito séria no Rio Grande do Norte", afirmou.

Com esse protesto, de uma forma geral, a ideia é reduzir mortes no trânsito. Todos nós somos o trânsito: pedestre, ciclista, motociclista, condutor de veículo. Estamos próximos ao maio amarelo e nosso objetivo é fazer uma campanha pra redução de mortes no trânsito, que é uma verdadeira epidemia. Muita gente morre no trânsito", afirmou o empresário Ronald Vittal, que também participava do ato.

O acidente aconteceu por volta das 18h, próximo à comunidade Baixa do Meio. Os ciclistas pedalavam às margens da BR-406 quando foram atingidos pelo carro desgovernado. (RELEMBRE AQUI).

No dia seguinte ao acidente o carro foi apreendido (VEJA) e a polícia descobriu que quem dirigia o veículo era o secretário adjunto de transportes da cidade de Guamaré, Severino Inácio de Souza. Ele disse em depoimento à Polícia Civil que não permaneceu no local do acidente, após o carro que dirigia atropelar e matar três ciclistas na BR-406, por estar "muito nervoso".

Nenhum comentário: