quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Energia recuperada em 9 meses com desativações de 'gatos' é suficiente para abastecer todo o RN por 2 dias, diz Cosern


O volume de energia desviada no Rio Grande do Norte e que foi "recuperado" após operações contra fraudes realizadas entre janeiro e setembro deste ano seria suficiente para abastecer todo o estado do Rio Grande do Norte por dois dias, segundo informou a empresa Neoenergia Cosern em balanço divulgado nesta quinta-feira (3).

No trabalho de combate aos ‘gatos’, que contou com apoio das autoridades policiais, a distribuidora recuperou 12,3 milhões de KWh. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 KWh.

“Uma parte do prejuízo causado por esse tipo de crime é dividido por todos os potiguares no momento da definição do reajuste tarifário feito todos os anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Além disso, o gato de energia é crime, coloca em risco a vida de quem faz e de quem está perto, provoca oscilações no fornecimento de energia e pode provocar queima de equipamentos”, diz Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.

De acordo com o balanço da Neoenergia Cosern, foram identificadas e desativadas de janeiro a setembro deste ano, 4.247 fraudes que incluem a alteração dos medidores.

Em outro comparativo, a energia que estava sendo furtada e foi recuperada pela distribuidora seria suficiente para abastecer, juntos, os municípios de Açu, Goianinha e Alto do Rodrigues por 30 dias, por exemplo.

Entre janeiro e setembro, três pessoas foram presas pela autoridade policial em todo o Rio Grande do Norte praticando a irregularidade.

Segundo a companhia energética, a fraude ocorre quando o consumidor já é cliente da empresa e manipula o medidor de energia para reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e conhecimento da distribuidora.

Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa podem denunciar, de forma anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 e pelo site da Neoenergia Cosern.

A companhia tem a concessão de energia nos 167 municípios potiguares, com uma área de 53 mil quilômetros quadrados e 1,54 milhão de clientes.


Nenhum comentário: