sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Itajá: Assistência Social promove capacitação para visitadores do Programa Criança Feliz




A Secretaria de Assistência Social promoveu, entre os dias 1º e 6 de fevereiro, a Capacitação aos Visitadores do Programa Criança Feliz. As atividades foram realizadas na sede do CRAS Maria Isaura Lopes.

A capacitação abordou conceitos de territorialidade e intersetorialidade, segundo o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, apresentando a importância da primeira infância, a trajetória da primeira infância no Brasil, a importância do brincar e as dimensões do desenvolvimento infantil. Dentro da temática do programa Criança Feliz, as visitadoras foram capacitadas sobre a importância do planejamento, a visita domiciliar, formulários GVD e os aspectos sobre ética no trabalho. A capacitação foi ministrada pela Supervisora do Programa Criança Feliz, Oscarina Batista e a técnica pedagoga do programa Sônia Lopes.

O Programa Criança Feliz está alocado na Secretaria Municipal de Assistência Social com uma equipe composta por pedagoga e visitadores (estagiários de Pedagogia), que atendem por meio de visitação domiciliar gestantes, crianças de zero a três anos incompletos e crianças de zero a seis anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada), todos inscritos no Cadastro Único.

As visitas são realizadas uma vez por semana pelos visitadores do programa, com objetivo de auxiliar na atenção e proteção social à primeira infância de Itajá. A metodologia é pautada na orientação e no apoio aos esforços da família sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança, valorizando as interações familiares, identificando e recomendando brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam os vínculos e o desenvolvimento infantil nas dimensões que correspondem à linguagem, motricidade, dimensão socioafetiva e cognitiva. Nessa lógica, ele visa contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e responsividade entre cuidador e criança, ampliando a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades da primeira infância, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais.

Nenhum comentário: