sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Governo lança Observatório de dados em parceria com o Dieese-RN


O Governo do RN lançou nesta quinta-feira (9), em parceria com o Departamento Intersindical Estatística e Estudos Intersindicais (Dieese-RN), o Observatório de Trabalho e Políticas Sociais do Rio Grande do Norte. Por parte do governo, a ferramenta será coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e tem a duração inicial de um ano. Os estudos feitos pelos técnicos resultam em estatísticas que serão usadas pelo Governo do RN para direcionar novas ações e políticas públicas.

O Observatório está funcionando desde outubro do ano passado e alguns dos dados coletados foram apresentados à governadora Fátima Bezerra, em uma reunião com representantes do Dieese-RN e da Sethas, na tarde desta quinta-feira, na governadoria.  “Trata-se de uma ferramenta muito importante por tanto que ela vai qualificar, para que a gente avance na implementação de políticas públicas com eficiência, políticas públicas de caráter inclusivo”, avaliou a governadora.

A titular da Sethas, Íris Oliveira, também ressaltou a importância do lançamento. “A partir de agora a gente tem um instrumento que vai produzir dados, informações para subsidiar ações e estudos sobre a demanda do mercado de trabalho, para que o estado possa formular políticas voltadas para o emprego e renda”, destacou.

Os dados estarão disponibilizados nas páginas virtuais da Sethas, do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RN) e do próprio Dieese-RN. Até agora, dois produtos já foram publicados pelo observatório: “Boletim bimestral I Mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Norte” e “Estudo Temático Mercado de trabalho e desigualdade racial no Rio Grande do Norte”.

O diretor-técnico do Dieese nacional, Fausto Augusto Silva, participou do lançamento e parabenizou a governadora pela iniciativa. “A possibilidade de se discutir a questão do trabalho, a questão da renda, das diferenças regionais no próprio estado é o grande desafio deste observatório”, destacou.  

Durante a reunião a chefe do executivo fez um pedido especial para que o Dieese avance em estudos que incluam o advento da troca da matriz energética no país e o potencial do RN para exploração da energia eólica, observação que contou com a concordância dos diretores do departamento intersindical.

Além dos já citados, participaram da reunião da apresentação a secretária de Gestão de Projetos e Metas Especiais (Segri), Virgínia Ferreira; o secretário-adjunto da Sethas, Adriano Gomes; Guia Dantas (GAC); a subsecretária do Trabalho da Sethas, Josiane Bezerra; a coordenadora do SUAS, Edvânia Freitas; técnica do observatório, Melaynne Macedo; o coordenador do Dieese/RN, Ediran Teixeira; o diretor do Dieese no RN, Pedro Damásio; e a coordenadora do Trabalho e Renda do RN, Jaqueline Magalhães.

Nenhum comentário: