quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Sead e Fapern lançam edital para selecionar bolsistas em projeto de pesquisa e inovação


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), lançou edital que pretende selecionar egressos de cursos superiores para atuarem como pesquisadores bolsistas e coordenador bolsista em projeto institucional de pesquisa e inovação. A publicação foi realizada na edição do dia 18 de fevereiro do Diário Oficial do Estado. O formulário de inscrição deverá ser preenchido, exclusivamente pela internet, até às 23h59min do dia 05 de março de 2023.

O Edital Sead/Fapern nº30/2023 visa selecionar profissionais formados, em caráter temporário, para atuarem no Projeto “Governança, Transparência e Inteligência na Gestão Pública”, cujo objetivo é potencializar o processo de modernização da gestão pública desenvolvido no âmbito dos órgãos públicos estaduais, por meio da realização de ações de pesquisa e inovação. Para tanto, foram definidos seis eixos de atuação: (I) Governança Pública; (II) Política de Desenvolvimento de TI; (III) Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; (IV) Política de Gestão Imobiliária e Patrimonial; (V) Centralização de Compras Públicas; (VI) Modernização da Gestão Pública.

“O alcance das metas estabelecidas em cada eixo resultará em uma governança pública eficiente e ágil no atendimento das necessidades dos cidadãos e das cidadãs norte-rio-grandenses, resultando em fomento à inovação, à transparência e à modernização dos processos administrativos”, corrobora o secretário estadual da Administração, Pedro Lopes.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 bolsas, sendo 39 na modalidade de pesquisadores bolsistas (graduados) e uma para a modalidade de coordenador bolsista (doutor), com vigência de 24 meses. O valor mensal das bolsas será de R$ 2.500,00 para os pesquisadores e R$ 4.200,00 para quem ocupar a bolsa de coordenação. A carga horária presencial das atividades é de 30 horas semanais. A Escola de Governo (EGRN) ficará responsável pelo acompanhamento e a supervisão dos projetos de pesquisa e inovação de autoria dos bolsistas.

Para as vagas de pesquisadores bolsistas, poderão concorrer profissionais egressos de diferentes cursos superiores. As áreas disponíveis são: Administração/Gestão Pública (03 vagas); Arquitetura e Urbanismo (01 vaga); Biblioteconomia (02 vagas); Ciências Atuariais (04 vagas); Ciências Contábeis (04 vagas); Comunicação Social (01 vaga); Design Gráfico (02 vagas); Direito (12 vagas); Engenharia Ambiental (01 vaga); Engenharia Civil (01 vaga); Informática (06 vagas); Pedagogia (02 vagas). Para a vaga de coordenador bolsista, é preciso ter doutorado em Ciências Sociais, Humanas e Aplicadas ou em Engenharia de Produção, com experiência em gestão de projetos de pesquisa e/ou inovação.

O processo seletivo acontece em quatro etapas. A primeira é a análise dos documentos submetidos no ato da inscrição; a segunda refere-se à análise do currículo. Na terceira etapa, os candidatos terão seus projetos de pesquisa e inovação analisados e avaliados. Caso sejam aprovados, seguirão para a quarta e última etapa – relativa à entrevista individual, a qual acontecerá por videoconferência. O cronograma e informações complementares estão disponíveis no edital, disponível no site www.sead.rn.gov.br

Nenhum comentário: