terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Campanha de vacinação bivalente é realizada em todo o RN


A nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, conta com a aplicação das vacinas bivalentes. O estado recebeu 132.400 doses do imunizante. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, estimada em 869.059 pessoas, A Sesap distribuiu aos municípios potiguares mais de 30 mil doses da nova vacina, que protege contra novas cepas da Covid-19. 

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, inicialmente a campanha contemplará pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.

A aplicação da vacina bivalente marca uma retomada nacional, articulada pelo Ministério da Saúde, para a ampliação da cobertura vacinal em todo o Brasil. "É importante celebrar a retomada de movimento nacional de vacinação, que infelizmente sofreu com a falta de apoio e negação da ciência nos últimos anos. Quando o programa nacional de imunização completa 50 anos vamos voltar a esse movimento de proteção da vida das pessoas, com a participação do Governo Federal, estados, municípios e toda a sociedade brasileira", afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Em sua segunda fase, a campanha imunizará pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais. A quarta fase é direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema de privação de liberdade.

Esquema vacinal

Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose monovalente recebida.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário. Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.

Nenhum comentário: