sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Ex-prefeito é condenado a mais de 5 anos de prisão por uso documento falso


A partir de ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a justiça federal do Rio Grande do Norte condenou o ex-prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva, a 5 anos e 10 meses de prisão, além de multa, por usar documento falso para obter o repasse de verbas federais que seriam destinadas à construção de uma academia de saúde na cidade.

De acordo com o MPF, em 2011, o município foi contemplado pela Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, par mil para a construção de um aparelho público de saúde. Os valores seriam repassados à prefeitura em três parcelas à medida que a obra da academia da saúde evoluísse.

Apesar de a União ter liberado as parcelas entre maio e novembro de 2012, a obra não foi concluída. Na denúncia, o procurador Ronaldo Sérgio Fernandes, diz: “Embora tenha recebido integralmente os recursos federais, o município o fez de maneira indevida, haja vista liberação da terceira parcela estar condicionada à apresentação do certificado de conclusão da obra”.

Registros fotográficos feitos pela investigação atestaram que as obras estavam abandonadas e deterioradas e que o certificado d poderia ter sido emitido de forma regular.

Segundo a acusação, Edmilson Inácio da Silva apresentou documento fraudulento para obter o repasse das verbas da segunda e inclusive com assinatura falsa da arquiteta que seria responsável pela construção. Em sua defesa, o ex-prefeito afirmou que a certificado de conclusão da obra que estava em sua mesa.

O ex-prefeito também foi condenado ao pagamento de indenização no valor mínimo de R$ 180 mil, a ser corrigido monetariamente aos recursos federais liberados para a obra que não foi realizada.

O réu poderá recorrer da sentença em liberdade.

Nenhum comentário: