terça-feira, 30 de maio de 2023

PF nas ruas de Natal para cumprir mandados em operação contra bancários


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (30) a operação Não Seja um Laranja 2 para desarticular esquemas criminosos direcionados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. Em Natal, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Ao todo, policiais federais e civis cumprem 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal, no contexto de pensar de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos originados de golpes e fraudes contra clientes bancários.

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, em vigor desde outubro de 2017, que se consolidou como referência interna e internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancários eletrônicos.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam vários cidadãos. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Alerta da PF

A Polícia Federal fez uma série de alertas para a população. Confira:

Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

As penas podem chegar a oito anos de prisão, mais multas, e ainda serem agravadas se os crimes forem emocionados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se vítima de uma pessoa idosa ou vulnerável.

Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir essa criminalidade, a exemplo da ação realizada em agosto de 2022, que teve 43 mandados de busca executados em 13 Estados e no Distrito Federal.

Nenhum comentário: