quarta-feira, 24 de maio de 2023

PRF desvenda golpe de estelionato eletrônico e prende suspeitos na BR 304


A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite desta segunda-feira (22/05), no km 84 da BR 304, em Mossoró/RN, dois suspeitos de aplicarem golpes a clientes de estabelecimentos bancários durante a utilização de caixas eletrônicos.

Dois homens identificados como Arnoldo Rodrigues Coutinho e João Pedro Campos Souza, foram abordados em um HB20 branco e, durante a fiscalização, a equipe policial percebeu um odor de maconha e realizou uma busca minuciosa no veículo, encontrando uma pequena quantidade do entorpecente (8g) e mais de 100 papéis supostamente falsos de diversas instituições bancárias, contendo a solicitação de atualização de senha numérica sob pena de cobrança de taxas.

Com o apoio da Polícia Civil, a equipe PRF tomou conhecimento de um boletim de ocorrência referente a um golpe sofrido por um aposentado de 73 anos, em uma agência bancária no bairro de Ponta Negra, em Natal/RN.

Através de videochamada, a PRF entrou em contato com a vítima, que reconheceu os suspeitos e explicou detalhadamente como o golpe foi aplicado.

De acordo o idoso, ao finalizar uma operação bancária, ele foi informado por um dos suspeitos sobre a impressão de um papel e, ao retornar ao caixa eletrônico, encontrou uma impressão determinando a atualização da senha para evitar o bloqueio do cartão e cobrança de taxa no valor de 129 reais. O aposentado ainda desconfiou da ausência de instruções, mas aceitou a oferta de ajuda dos supostos clientes.

Acrescentou que os dois homens, de boa aparência e sempre cordiais, o orientaram a retirar um extrato da conta para verificar se a taxa de 129 reais já havia sido cobrada. Acredita que, naquele momento, sem que ele percebesse, os estelionatários conseguiram trocar o seu cartão e decorar a sua senha. O cliente deixou o estabelecimento sem conseguir realizar o procedimento.

Posteriormente, cerca de 24 horas depois, o aposentado se deu conta de que seu cartão havia sido trocado e sua conta bancária movimentada, sofrendo um prejuízo de cerca de 5.000 reais.

Depois de serem reconhecidos pela vítima, os dois homens, naturais de Novo Horizonte/CE, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Mossoró/RN por porte de droga e estelionato eletrônico.

Nenhum comentário: