sábado, 29 de maio de 2021

Anvisa alerta para riscos do uso de paracetamol após a vacinação contra covid-19


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa emitiu um alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de paracetamol após a vacinação contra a Covid-19.

Segundo o órgão, o medicamento utilizado para que é indicado para aliviar dores moderadas e leves, pode  levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite e morte.

De acordo com a agência, o paracetamol deve ser usado com cautela, conforme as recomendações da bula, para cada faixa etária.

A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária recomenda aos profissionais de saúde e à população que notifiquem à Anvisa os casos de reações indesejadas após o uso do medicamento.

Ainda segundo a Agência, as principais reações observadas após a vacinação contra covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas. No entanto, esses efeitos devem desaparecer em poucos dias.

Atenção ao uso correto

De acordo com a Gerência-Geral de Monitoramento, o paracetamol vem sendo utilizado para aliviar sintomas de eventos adversos pós-vacinais, como febre e dores de cabeça. Entretanto, a utilização incorreta pode causar eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa com desfecho fatal, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária.

Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.

Recomendações

Confira abaixo as informações sobre a dose máxima diária de paracetamol para cada faixa etária, conforme a bula do medicamento:

Adultos e crianças acima de 12 anos: dose máxima de 4 gramas em um dia.

Crianças entre 2 e 11 anos: não devem ser utilizados mais de 50-75 mg/kg em um dia (24 horas).

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar.

Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte a bula disponível no Bulário Eletrônico da Anvisa.

Nenhum comentário: