quinta-feira, 19 de agosto de 2021

68 fósseis roubados do Cariri, no Ceará, são encontrados com padre investigado por roubo de artigos religiosos no RN



68 fósseis da região do Cariri, no Ceará, foram encontrados na casa de um padre investigado por roubo de artigos religiosos de uma igreja no Rio Grande do Norte. O material histórico estava com o pároco no município de Currais Novos, onde ele atuava na Capela Santa Tereza D'Ávila.

O padre, que pertencente à Diocese de Humaitá, no Amazonas, foi afastado das funções sacerdotais e administrativas, além de ter sido revogada a permissão para celebrar missas no Rio Grande do Norte. Além disso, a Polícia Civil potiguar, por meio da Delegacia de Currais Novos, instaurou um inquérito policial para apurar o desaparecimento dos objetos da igreja.

Sumiço de objetos religiosos

A Polícia Civil do RN informou que a administradora da capela, em março deste ano, percebeu a ausência de um crucifixo de duas faces e pediu que um dos funcionários realizasse uma busca. Durante a procura, foi constatado que outros objetos haviam sumido, dentre os quais:

Seis castiçais;

Dois jarros de prata;

Um missal em latim;

Um véu de ombro;

Quatro toalhas de altar.

Além da subtração dos objetos, outros foram substituídos por um de qualidade inferior, como três batinas e um ostensório. Com a apuração, foi constatado que um padre que costumava ir até o local realizar orações e tinha acesso às chaves não compareceu mais ao distrito após o desaparecimento dos objetos.

Até a prisão, o suspeito estava exercendo atividades em uma igreja em Natal, no Bairro Cidade Alta. Após o ocorrido, uma testemunha informou que, acompanhando as transmissões das missas desta nova paróquia do padre, percebeu que alguns objetos utilizados na celebração eram os que haviam sido levados da capela.

Nenhum comentário: