segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Itajá participa do primeiro encontro virtual com articuladores e mobilizadores do selo UNICEF 2021-2024


Os trabalhos para conseguir o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, já começaram. O prefeito Alaor Pessoa assinou o termo de adesão ao Selo UNICEF 2021-2024, mostrando o comprometimento da gestão com as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

No último dia 20 de agosto, o articulador, Airton Rodrigues, e a mobilizadora, Maria Andreza, atenderam ao convite e se fizeram presentes na primeira reunião promovida pelo UNICEF com os estados Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

No encontro, que foi realizado de forma virtual, houve o repasse de muitas dicas de como Itajá pode conseguir o Selo UNICEF 2021-2024. Tais como a criação da comissão intersetorial, que deve ser composta por conselheiros tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sociedade civil etc, promoção da proteção social básica e proteção especial e elaboração do plano de ação, este plano servirá como guia para os três anos de trabalhos que o município deve cumprir para ter direito ao selo.

Keluska, gestora da comissão do selo UNICEF do estado do Rio Grande do Norte, apresentou os 6 desafios para o primeiro semestre da edição 2021-2024.

*Dar continuidade as ações do Busca Ativa Escolar (BAE)

*Conhecer a Metodologia do Selo UNICEF

*Participar da capacitação para a realização do 1º Fórum Comunitário

*Realizar do 1º Fórum Comunitário

*Elaborar o Plano de Ação do Selo UNICEF

*Criar os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)

Itajá já se encontra com um NUCA ativo, os nossos adolescentes já mostraram e mostram que têm vez e voz, são adolescentes proativos e estão realizando um trabalho belíssimo perante a sociedade de em nosso município.

Isso é Itajá cuidando do presente para um futuro melhor, com muito trabalho e esforço, iremos conseguir promover cidadania de qualidade para as nossas crianças e adolescentes, como também o selo para o nosso município.

Nenhum comentário: