sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Prefeitura de Itajá juntamente com os representantes do IGARN no Canal do Pataxó


A Prefeitura Municipal de Itajá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu na manhã de ontem, 26, representantes do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte - IGARN, acompanhada por técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do RN - CAERN e pelo representante da Comissão de Alocação de Águas, Ezequias da Silva, estiveram no Canal do Pataxó para realizar o aumento da vazão de água defluída no curso do Canal de Pataxó.

Este aumento se fez necessário devido a perca de água que ocorre durante toda a extensão do Canal, fazendo com que em seu trecho final chegue uma quantidade de água bem menor do que a coletada em seu início.

Foram identificados muitos pontos de vazamentos na extensão do Canal. Fazendo com que uma grande quantidade de água acaba sendo extraviada devido à falta de manutenção. De acordo com a comissão e a ANA vazão pôde ser aumentada para 1200 L/s, com verificação concomitante das suas condições operacionais, evitando vazamentos e risco à sua estrutura. Ainda de acordo com o documento, nos próximos dias, caso seja necessário, será realizado o ajuste progressivo para atender demandas no Canal e no rio Pataxó, até a vazão máxima de 1500 L/s. Será realizada ainda uma fiscalização ostensiva do Canal e dos usos da água por ele atendidos por parte dos órgãos estaduais competentes.

Para o aumento da vazão de águas para o Canal do Pataxó a comissão e a ANA explicitou ainda a necessidade de recuperação imediata de vazamentos ou desvios existentes no Canal pelos órgãos competentes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - SEMARH e IGARN, devendo articular parcerias com as prefeituras locais e os usuários beneficiados.

Estiveram acompanhando a equipe que realizou o trabalho, o chefe departamento da secretaria de agricultura, Airton Rodrigues, os vereadores, Luciana Melo e Wlisvan Gomes.

Fonte: Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte – IGARN.

_

Nenhum comentário: