sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Detran realiza leilão virtual de 245 lotes de veículos apreendidos no RN


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) vai leiloar na próxima quinta-feira (02), a partir das 9h, lotes de veículos que estão apreendidos nas cidades de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú. Dos 245 lotes, 183 são de veículos que continuam rodando e os demais são os que estão destinados para a sucata.

O Detran vai abrir os pátios de veículos apreendidos em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Assú para que os interessados possam visitar os veículos e sucatas nas próximas terça (31) e quarta-feira (1º), no horário das 8h às 12h. O interessado precisa utilizar máscara de proteção facial para ter acesso aos pátios e seguir os protocolos de prevenção à Covid.

De acordo com o Detran, o candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e, após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

O arrematante também terá que custear licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021. Quanto à sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como "Sucata" fica restrita a empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.

Os veículos tipo ciclomotores somente serão liberados para retirada após o emplacamento, como determina a legislação vigente. O arrematante deve estar ciente de que todas as custas que envolvam esse processo correm por sua conta.

Os editais e todas as informações do leilão, inclusive a relação completa dos carros e motocicletas com imagens e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas aqui: sucata e veículos.

Nenhum comentário: