terça-feira, 31 de agosto de 2021

Secretaria de Meio Ambiente realiza Blitz Educativa em Itajá


Prefeitura Municipal de Itajá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiro, em parceria com as Secretarias Municipais realizaram nessa terça-feira, 31 de agosto, uma Blitz Educativa para combater queimadas e incêndios florestais.

A Secretária de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Umbelina Lopes, e sua equipe, esteve presente realizando a Blitz educativa de combate as queimadas e incêndios, esteve presente as fiscais do IDEMA Vera e Isabela, como também alunos e professores do 4, e 5 anos da Escola Municipal Vereador João Medeiros Lopes, e os alunos e professor do 9 ano da Escola Municipal Libania Lopes Pessoa, e representantes da ACRAI e Secretário de Obras Gildenor Alves de brito.


A blitz educativa ocorreu na avenida Jose Juscelino Barbosa no centro, sendo realizado o trabalho de conscientização de proibição as queimadas e incêndios, neste foram distribuídos em parceria com o IDEMA, o instituto fez a doação de kits para serem distribuídos na blitz, estes kits continham cartazes, folders e sacolas de câmbio contendo a mensagem da temática de combate às queimadas e aos incêndios florestais. Sendo que o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato dos Agricultores de Lajes nos disponibilizou mudas de Girassol, Moringa e Gliricídia, como também os agricultores itajaense nos ofertou sementes de feijão e melão. Todos foram entregues aos motoristas, motoqueiros e pedestres que passaram pela avenida no horário da manhã.

A atividade faz parte da programação da Semana do Fogo, da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA) e do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais - RN Sem Chamas.

As ações educativas foram coordenadas pela Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental-SPEA do IDEMA e foram realizadas simultaneamente em 7 municípios potiguares: Itajá, Natal, Currais Novos, Caicó, Serra Negra do Norte, Mossoró e Pau Dos Ferros.

Foi um momento de sensibilização ambiental e para engajar a população à não praticarem queimadas na zona rural e urbana. Tendo em vista que se inicia o período seco do ano, e que pode ocorrer uma maior incidência de queimadas em nosso município, com isso vamos todos juntos abraçar o meio ambiente. As queimadas podem ser evitadas! Precisamos de você nesta LUTA!.

Nenhum comentário: