terça-feira, 11 de maio de 2021

A GRAVE GRISE DO COVID EM CAMPO GRANDE-RN

Inoperância, incompetência, imperícia, enfim são muitos adjetivos com os quais podemos batizar o trabalho da secretaria de saúde de Campo Grande diante do pior momento da Pandemia do novo corona vírus naquela cidade.

São diversas falhas em vários sentidos. Desde uma política ineficaz de conscientização da população, falta de ações concretas, como blitzes e barreiras sanitárias realizadas de maneira frequente, além da falta de transparência do que vem sendo feito com o dinheiro destinado a ser utilizado no combate ao vírus...

Enquanto a gestão passada apresentou um trabalho considerado como modelo em toda região, a equipe atual tem feito apenas o trabalho básico desinfecção e de vacinação, que inclusive caminha a passos lentos. Além disso existe o relato do péssimo atendimento realizado na principal unidade de saúde do município, onde está instalada a ala de tratamento a pacientes com covid-19, setor esse que o prefeito alegou ter gasto quase 10 mil reais.

Não existe um isolamento do local das demais alas de internação e consulta, onde pacientes, médicos e enfermeiros transitam de um lado a outro livremente. Inclusive é normal o médico atender alguém na ala de covid e depois consultar um paciente comum normalmente.

Quem chega pra realizar um exame ou fazer o teste de detecção aguarda num espaço a céu aberto com apenas algumas cadeiras, não existe isolamento da área externa, inclusive é uma área com muito mato próximo, além disso quem passa ao lado do hospital está exposto já que não existe sequer alguns tapumes pra isolar aquela parte.

A preocupação é enorme e o povo teme que o surto fique fora de controle, já existe o rumor de que medidas mais duras deveram ser adotadas nos próximos dias pela gestão; o prefeito inclusive vai estar se reunindo com outros prefeitos da região para tratar do tema, uma pena terem esperado a situação se agravar a esse ponto.

Enquanto a crise vai tomando contornos sérios, membros da gestão simplesmente jogam a culpa encima da população, contudo, os olhos ficam fechados diante a política falha que realizou até aqui para amenizar essa realidade.

Nenhum comentário: