quarta-feira, 5 de maio de 2021

Secretaria da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente alerta sobre proliferação do AEDES AEGYPTI


A secretaria municipal da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Itajá, alerta sobre simples tampinha de garrafa pet, esquecida no quintal de casa por alguns dias recebendo sol e chuva, pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti – transmissores da Dengue, Zika, Chicungunya e febre amarela.

As residências habitadas são responsáveis por 80% dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos. A condição é um alerta para que a população não descuide dos quintais e áreas especialmente com a chegada das chuvas e altas temperaturas.

Para evitar os riscos, é recomendado a verificação sistemática dos espaços externos e internos da residência, para o descarte de qualquer material inservível que possa acumular água, limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.


Nenhum comentário: