segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Água para todos: Prefeitura de Guamaré resgata dívida social de 12 anos com a comunidade de Lagoa de Baixo


Mais uma ação da Prefeitura de Guamaré que ficará guardada na memória dos moradores da comunidade rural de Lagoa de Baixo. Depois de doze anos desativado, foi recuperado um poço e substituída à bomba submersa, que estava quebrada desde 2008.

A ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural cumpriu uma determinação do prefeito Adriano Diógenes, que foi sensível a um pleito importante dos moradores da localidade, que agora não precisam mais esperar pelo carro pipa para ter acesso à água.

O poço de Lagoa de Baixo foi perfurado pela Petrobras no início dos anos 90 e doado à comunidade. Além de instalar a nova bomba, com capacidade maior de bombeamento, a prefeitura substituiu toda tubulação e fez a outorga do poço junto aos órgãos estaduais, garantindo a participação do Programa Energia Verde da Cosern, que gera tarifas bem mais baratas para o homem do campo.

A outorga foi feita junto ao IGARN – Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte. Sem essa iniciativa, a Cosern não permite a instalação da tarifa verde, encarecendo o custo de produção para os pequenos agricultores.

Nenhum comentário: