sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Em Itajá, serviço de convivência mantêm atividades para usuários por telefone e WhatsApp.

Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal da Promoção, Habitação e Assistência Social segue promovendo atividades com os usuários por telefone e WhatsApp. A equipe tem se reinventando a cada dia para manter o atendimento aos usuários com qualidade.

A equipe técnica do CRAS Maria Isaura Lopes está utilizando os meios mais simples e acessíveis possíveis para manter contato com nossos usuários. O atendimento tem sido online, por meio de grupos de WhatsApp, principalmente. No entanto, para quem não tem acesso à internet, o contato é feito por ligação telefônica.

De acordo com a secretária Danyelle Lopes, a equipe pedagógica planeja as atividades diárias e repassam nos grupos de WhatsApp criados para esta finalidade. Crianças, adolescentes, adultos e idosos interagem nas atividades propostas, que seguem a metodologia de percursos adaptada ao cotidiano e materiais disponíveis em casa ou disponibilizados pelo CRAS, através do drive thru.

“O retorno das famílias tem sido muito positivo. Brincadeiras e jogos simples, leitura de livros, desenhos, musicalização, confecção de brinquedos com material reciclável, artesanato, adoção de mudas nativas são exemplos de atividades ministradas on-line. Além disso, estamos aproveitando o contato nos grupos para repassar informações a respeito de benefícios sociais, campanhas de saúde e de vacinação, orientações de prevenção ao coronavírus, reflexões motivacionais, dentre outras informações. As famílias gravam vídeos, áudios e fazem fotos dos usuários executando as atividades. ”, informou a secretária de Assistência Social, Danyelle Lopes.

Essas ações têm como objetivo promover a participação de atividades remotas, para que os usuários, principalmente os idosos, possam se manter ativos e envolvidos em algo que façam sentido para eles, evitando a ociosidade e estimular o raciocínio logico, a coordenação motora, fortalecendo o vínculo familiar, como também promover a inclusão digital visto que a equipe tem recebido as devolutivas das atividades através de aplicativos como WhatsApp.

Nenhum comentário: