quarta-feira, 9 de março de 2022

Editora-chefe de TV ligada a Putin renuncia temendo guerra nuclear: 'Não estou exagerando'


A jornalista Maria Baronova renunciou ao cargo de editora-chefe do Russia Today, uma operação de TV e outras mídias estatais também conhecida como RT, ligada ao presidente russo, Valdimir Putin, na semana passada, depois de condenar a invasão da Ucrânia pelass forças da Rússia. Maria disse estar ciente de que manifestações contra o Kremlin não costumam passar em branco.

"O problema é que eu conheço essas pessoas muito bem. Eles nunca enviam ameaças, eles apenas matam, então há um silêncio estranho ao meu redor, mas eu realmente acho que estamos à beira de uma guerra nuclear agora. Não estou exagerando", disse Maria à Fox News Digital de Moscou, por meio de uma ligação do WhatsApp.

"Eu tenho um filho, não posso sair porque o pai dele não me permite sair do país com ele, então prefiro ficar em Moscou... Parece que estamos na Coreia do Norte ou seremos mortos por um cogumelo termonuclear. Eu não desistiria e não perderia o meu salário e o meu emprego se tivesse certeza de que continuaríamos vivos por muitos anos, mas realmente não sei o que acontecerá com todos nós a seguir", continuou ela.

Enquanto muitas pessoas ao redor do mundo estão seriamente preocupadas com o risco mde Putin recorrer a armas nucleares, Maria teme que o comportamento do presidente torne a Rússia o alvo de um ataque atômico catastrófico primeiro.

"Suspeito de que o mundo ocidental vai usá-lo. Esta é uma situação muito perigosa", finalizou a jornalista.

Antes de se juntar à RT, Maria chegou a ser presa por oposição ao governo. Ela trabalhava na Rain, o principal canal de TV independente da Rússia e famoso crítico de Putin.

Em 2019, entretanto, ela acabou indo trabalhar na mídia estatal, sendo acusada de trair o movimento oposicionista.

"As pessoas se sentiram traídas quando decidi me juntar ao RT. Mas decidi de propósito para ter uma conversa razoável com as pessoas que estão no poder agora na Rússia", explicou ela.


Nenhum comentário: