quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Itajá: Secretaria Agricultura recebe técnicos do Projeto de Produção da bovinocultura de leite


A prefeitura de Itajá, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu na manhã do dia 11 de janeiro, os técnicos do Projeto Diagnóstico produtivo, análises zootécnicas, aspectos gerenciais e propostas de soluções para a bovinocultura de leite da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. Wendel Pires – Zootecnista e Thamires Queiroga - Engenheira de alimentos, visitaram o município de Itajá para repassar informações relevantes e dar continuidade em mais uma etapa do Projeto.

Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Área de Produção Animal, vem desenvolvendo este projeto desde janeiro de 2021, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCTA e o Sindicato Rural de Pombal (PB).


O objetivo do estudo é conhecer os sistemas de produção da bovinocultura de leite, seus aspectos zootécnicos e gerenciais, para propor soluções de manejo aos diversos sistemas produtivos da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu e, também, levar capacitação e novas tecnologias aos produtores da região.

Em nosso Município foram selecionados 12 produtores que possuem seus territórios limitados pelas margens do rio e têm representatividade em termos de produção de leite bovino na região.

Atualmente, estão sendo iniciadas as seguintes etapas do projeto:

*Avaliação dos aspectos zootécnicos e tecnológicos da produção de leite;

*Coleta de forragens e ingredientes de ração para determinação da composição químico-bromatológica;

*Avaliação dos aspectos de gestão das propriedades estudadas em função do tipo de sistema de produção;

*Coleta e avaliação da qualidade físico-química, microbiológica e do perfil de ácidos graxos do leite.

Nenhum comentário: