sábado, 29 de janeiro de 2022

Para os amantes dos Buggys, hoje(29) é o dia internacional do Buggy


Um bugue (do inglês buggy) é um tipo de veículo automotor (automóvel), de pequeno porte, geralmente sem portas ou cobertura, que permite a locomoção, geralmente com fins recreativos, sobre terrenos inusuais, tais como dunas, areia, grama, barro, etc.


O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, que era uma cópia do Meyers Manx II. A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, e produzia peças de fibra de vidro para caminhões. A ideia de produzir buggys veio de seu amigo Gerry Cunningham. Logo após o surgimento do Glaspac, foi a vez do Kadron, buggy com design brasileiro, criado pelo designer Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma. O Kadron foi produzido na fábrica da Puma Veículos, em São Paulo, e assim como Meyers, sofreu muito com a cópia não autorizada.


A partir destes modelos pioneiros, centenas de fabricantes surgiram nas décadas de 70 e 80, que aproveitaram o momento de crescimento do mercado e a inexistência de alternativas importadas. A grande maioria destas empresas acabou fechando, por não ter condições técnicas, gerenciais ou até mesmo econômicas de manterem-se no mercado. Algumas, todavia, resistem até hoje, como a Bugre, a Emis, a BRM e a Selvagem. 

Diante de toda a história do Buggy, temos o Buggy Selvagem que é considerado o melhor Buggy do Brasil.

Nenhum comentário: