sexta-feira, 11 de março de 2022

ALGUÉM CONFIA NESSAS URNAS? TRE-RN recebe mais de 3,5 mil urnas eletrônicas para Eleições 2022

O Brasil exige o voto impresso

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) já recebeu 3.596 novas urnas eletrônicas do modelo 2020, que serão utilizadas nas Eleições 2022. Outros 540 equipamentos ainda devem ser recebidos para o pleito, totalizando 4.136 urnas. O número representa 46% do parque de urnas potiguar, que ficará com um total de 8.914 equipamentos.

O coordenador de eleições do Tribunal, Tyronne Dantas, explicou sobre a confiabilidade das urnas e a impossibilidade de invasão do sistema através de hackers, pois não são conectadas a nenhuma rede. “As urnas eletrônicas passam por um intenso processo de testes a cada três meses, e são auditadas mais de uma vez por representantes de cada partido eleitoral antes e depois das eleições. Cada urna também possui uma caixa preta onde fica registrado todo o histórico de utilização. Novas urnas significam eleições com menos problemas e mais celeridade no processo”, pontuou.

Sobre a distribuição dessas novas urnas pelo RN, Tyronne informou que, após os testes, será definido para onde cada urna será enviada, a depender da necessidade de cada zona eleitoral. De acordo com o desembargador Gilson Barbosa, presidente do TRE-RN, as novas urnas oferecem mais segurança aos eleitores.

“Sou da época em que a urna era de madeira e acompanhei a evolução até os dias atuais. Hoje elas estão mais modernas, seguras, rápidas e acessíveis a toda população. Isso é importantíssimo, pois a Justiça Eleitoral trabalha em função da democracia. Nós trabalhamos para oferecer aos eleitores do Rio Grande do Norte a oportunidade de escolher seus representantes, seus dirigentes de maneira segura e transparente”, disse.

Nenhum comentário: