terça-feira, 1 de março de 2022

Russos avançam para Kiev, atingem maternidade e prefeitura; veja em VÍDEO o momento da explosão


O 6º dia de guerra na Ucrânia começou ao som de sirenes em diversas cidades do país, extensa movimentação de tropas no sentido da capital e ataques a maternidade perto de Kiev e à sede do governo de Kharkiv.

Nas primeiras horas da madrugada desta 3ª feira (1º.mar.2022), sirenes que alertam sobre possíveis ataques aéreos soaram em Kiev e nas cidades de Vinnytsia, Rivne, Volyn, Ternopil, Rivne Oblasts e Kharkiv, segundo o jornal local Kyiv Independent.


Imagens de satélite feitas pela Maxar Technologies mostram tropas russas se movimentando da base naval de Berdyansk, na costa sul, em direção a Kiev. Um representante da empresa norte-americana disse à CNN Internacional que o comboio de mais de 60 quilômetros é composto por veículos blindados, tanques e outros equipamentos de guerra.

Segundo a emissora de TV Ukraine 24, a cidade de Kherson, a 540 quilômetros ao sul da capital ucraniana, está cercada por tropas russas. “Há muitos soldados russos e equipamentos militares por todos os lados, além de postos de controle nas saídas” , informou. No Facebook, a administração local confirmou que a cidade está cercada, mas não capturada.

Os russos também atingiram uma maternidade no vilarejo de Buzova, na região de Kiev, na manhã desta 3ª feira (1º.mar). O diretorexecutivo da instituição, Vitaliy Girin, escreveu no Facebook que “o dano foi crucial, mas o prédio ainda está de pé”. De acordo com ele, todas as pessoas foram retiradas do local. Não há informações de feridos.

Pouco depois, um míssil explodiu na Praça da Independência, em frente à sede do governo de Kharkiv, 2ª maior cidade do país e uma das que mais sofre com os ataques. Segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia, pelo menos 6 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo ministro das Relações Internacionais do país, Dmytro Kuleba, mostra o momento da explosão:

Nenhum comentário: