terça-feira, 26 de maio de 2020

Assú continua de fora das regiões do estado que estão recebendo leitos de UTI

O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, localizado na cidade do Assú, continua fora da lista dos hospitais regionais do estado, que estão recebendo novos leitos de UTI, ou sendo instaladas unidades de tratamento intensivo, devido a pandemia do coronavírus.

Segundo a informação da secretaria estadual de saúde, o governo deve abrir mais leitos hospitalares nos próximos dias em todas as regiões(menos vale do Açu) para ampliar os atendimentos a pacientes com Covid-19.

De acordo com a divulgação do governo estadual, serão abertos 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital São Luís, em Mossoró, e 12 novas estruturas no Seridó. Em Pau dos ferros serão 3 novos leitos. Na região Metropolitana de Natal, as estruturas novas serão instaladas no Hospital João Machado (20), na Liga (10) e no hospital de Macaíba (10).

Mesmo diante do alto índice de contaminação no Vale do Açu, preocupação já  reconhecida pela secretaria estadual de saúde, a população do vale ainda vai ter que continuar sendo transferida para Mossoró, quando  necessário, em muitos casos, tendo que aguardar na fila de espera, como vem acontecendo.

Nesta terça-feira (26) o Rio Grande do Norte já contabiliza 220 mortes por Covid-19, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

De acordo com os dados da Sesap, são 5.472 casos confirmados da infecção, 13.146 suspeitos, 10.670 descartados e 39 óbitos em investigação.

O estado tem 479 pessoa internadas em função da doença. O índice de isolamento chegou a 52% nesta terça, uma melhora em relação ao percentual anterior, que era de 43%. O secretário-adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, reforçou a importância de se manter o confinamento para que seja possível evitar o colapso no sistema de saúde.

A taxa de ocupação nas unidades hospitalares destinadas a tratar o novo coronavírus no estado está distribuída da seguinte maneira:

* Região Oeste: 100%
* Pau dos Ferros: 100%
* Grande Natal: 98%
* Caicó: 70,59%

Nenhum comentário: