domingo, 31 de maio de 2020

PARTE III – EM AREIA BRANCA A SAUDE ERA PARA ESTÁ BEM MELHOR; mais de sete milhões nas contas da saúde, mas falta uma gestão eficiente

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

O Município de Areia Branca desponta entre os maiores índices do estado na pandemia do Coronavírus. A população areia-branquense, reclama da falta de assistência: faltam médicos nas unidades de saúde, reduzido número de profissionais no hospital, servidores da saúde com salários congelados, faltam remédios, não se tem acesso aos exames básicos, mas pasmem: o que não falta é dinheiro nas contas do fundo Municipal de Saúde, inclusive dinheiro que foi repassado pelo governo federal e não foi utilizado para reforçar a assistência básica.

Veja abaixo o saldo existentes nas contas do fundo municipal de saúde em 31.12.2019: o valor de R$ 7.373.765,52 (sete milhões, trezentos e setenta e três mil, setecentos e sessenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos).
Para que não haja dúvidas da nossa afirmação, anexamos print da tabela abaixo onde apresenta os saldos dos recursos parados em caixa. Com esse dinheiro dava para reconstruir duas vezes e equipar totalmente o hospital Sara Kubitschek. Daria para comprar 147 respiradores, mas a ordem é fazer caixa. Esse recurso, poderia ser ter sido bem aplicado para o fortalecimento da atenção básica.

Para um popular que preferiu não ser identificado com medo de retaliação e perseguição política, muitos pacientes reclamam da falta de itens básicos em Areia Branca, como: medicamentos para diabéticos, hipertensos, medicamentos para os pacientes do CAPS, falta de estrutura do Centro de Reabilitação, falta de equipamentos, falta de apoio aos pacientes renais, falta de acessos a exames básicos como ultrassonografia, raio X, tomografia, ...

Tudo isso, repito, poderia ser diferente, se a prefeita do município, utilizasse o dinheiro que existe nas contas da saúde e que estão em aplicação e poderiam ser revertidos para salvar vidas. Uma servidora, que também pediu para seu nome ser omitido, disse que até as máscaras distribuídas, para os profissionais do hospital (PFF2),  a ordem era ser utilizado por 15 dias, e olhe que no inicio nos deram máscaras de TNT, relata. Segundo ela, vários profissionais foram afastados do serviço, devido ter sido contaminados pelo vírus do COVID, durante a sua atividade laboral no Hospital.

Para outros populares, o dinheiro que existe em caixa poderia ser utilizado para implantação de um hospital de campanha e contratação de profissionais para dar assistência a população, uma vez que o município decretou calamidade pública.

Areia Branca já ultrapasse os 19 óbitos.

Uma moradora de Serra Vermelha, comunidade rural, disse que muitas pessoas foram acometidas do COVID na comunidade, havendo já óbitos da doença. Moradores da comunidade de Pedrinhas, também reclamam da falta de apoio do poder público, e relatam que nesta comunidade já houve mais de dois óbitos, vitimas de COVID.

Nos blogs ligados a administração municipal e na rádio FM Costa Branca, a prefeitura tenta disfarçar, inclusive patrocinando matérias dizendo que não existem recursos para enfrentar a pandemia, e que a prefeitura precisa de mais apoio. Empresas, governo do estado, justiça local, e deputados federais e estaduais, já divulgaram a alocação de recursos e materiais como máscaras, álcool gel e EPIs (equipamentos de proteção individual).

O blog apurou que essa semana a prefeitura vai receber cerca de maisb3 milhões de reais. E que após a divulgação da auditoria que existia saldos nas contas, a prefeitura fez duas dispensas que somadas chega a R$ 1.517.368,00 (Hum milhão quinhentos e dezessete mil e trezentos e sessenta e oito reais) em EPIs, conforme as publicações em diario oficial do município logo abaixo. Tudo para tentar agora arranjar alguma justificativa ou na pressa, sem estabelecer criterios de prioridade tentam gastar o dinheiro que existe em caixa. Mais de hum milhão e meio em EPIs enquanto faltam testes e exames básicos para população parece uma inversão clara de prioridades.

Não há outra conclusão a nao ser dizer que a administração municipal está omissa a prestar assistência a população. Falta eficiência, sobram recursos em aplicações.

Soubemos que o próprio ministério da saúde, já alertou ao município de Areia Branca e cobra explicações, por que tamanho saldo nas contas da saúde, e os baixos índices de eficiência da gestão municipal. Sabe-se que praticamente a maioria dos casos dos pacientes são encaminhados diuturnamente para o Hospital Regional Tarcisio de Vasconcelos Maia. Conforme dados colhidos junto a secretaria de saúde de Mossoró, grande parte dos pacientes agravados e em leitos de UTIs em Mossoró são provenientes do Município de Areia Branca. Talvez o inquérito que o Ministério Público Federal está investigando, chegue a algumas respostas.

Esses valores eram em 31 de maio de 2019, os saldos atuais devem ser outros, e com certeza pelo andar da carruagem ainda maiores. Se a prefeitura quiser contestar é só apresentar os extratos das contas do fundo Municipal de Saúde em 31 de dezembro de 2019 e o atual.

O blog ficou tão impressionado com a falta de eficiência da gestão da saúde de Areia Branca, que resolvemos fazer uma série de reportagem denominadas EM AREIA BRANCA ERA PARA SAÚDE ESTÁ BEM MELHOR.
Se você acha que já viu tudo, fique ligado e não perca as cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário: