quarta-feira, 27 de maio de 2020

Deputado Souza diz que Areia Branca se tornou o epicentro da pandemia no RN

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o deputado Souza Neto (PSB) chamou a atenção para as autoridades sanitárias de saúde sobre a situação do município de Areia Branca. “Areia Branca tem 27 mil habitantes e já contabiliza 21 óbitos e nós não podemos deixar que esses casos se multipliquem ainda mais, ” declarou.

Para o parlamentar a falta de adoção de medidas e obediência ao que estabeleciam os decretos estaduais, o baixo índice de isolamento social e o fato de Areia Branca ser um município portuário, elevaram os índices de disseminação do Covid-19 na cidade e zona rural. No boletim epidemiológico de ontem eram 19 óbitos e hoje já se fala em 21. Segundo o deputado o número elevado casos de contágio e óbitos, torna o município no epicentro da pandemia no Rio Grande do Norte.

“Areia Branca caros colegas, eu testemunho porque estou aqui a maior parte do meu tempo. Aqui tudo funcionava normalmente. As praias eram superlotadas, não se teve cuidado de se estabelecer um local apropriado com profissionais específicos para o tratamento do Covid-19. Os pacientes iam para o hospital e se misturavam, os pacientes que tinham vírus com os que não tinham e o vírus foi se propagando da cidade para zona rural, ” relatou.

Ainda segundo o parlamentar, no município faltam testes para o convid-19; faltam exames básicos e as pessoas não sabem como fazer um raio-x, uma tomografia.  Faltam médicos, medicamentos e profissionais nas unidades básicas de saúde.

Durante o seu pronunciamento, Souza se disse surpreso, diante das notícias publicadas num blog de Assú, o “FOCOELHO”, que publicou uma matéria sobre a auditoria requisitada pelo ministério público federal, conforme o relatório de auditoria n. 18375, realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) em Areia Branca em agosto de 2018. A auditoria constatou que só dos recursos do PMAQ e CER, Areia Branca tinha em caixa em agosto de 2018 quase 3 milhões por que não utilizou o recurso para o fortalecimento da atenção básica.

Na conclusão da auditoria, os técnicos do DENASUS pelo volume de recursos encontrado nas contas do fundo Municipal de Saúde, aponta, para omissão da gestão em prestar assistência a população.

Por fim, o deputado apresentou sugestões para o enfrentamento da pandemia em Areia Branca e colocou-se à disposição para auxiliar a prefeita na tomada de decisão. “Acho que poderíamos ter blitz sanitárias, a adaptação do centro de saúde para atendimento ao COVID-19 com a contratação de profissionais e também a contratação de um infectologista para apoio a equipe de monitoramento entre outras sugestões apresentadas”.

Crédito da Foto: João Gilberto
Fonte: ALRN
_____
ACADEMIA IMPÉRIO DO CORPO



Academia espaço bem estar agora é Império do corpo. Novo endereço Rua 16 de outubro 605 centro. Próximo ao Meta, Assu/RN.

Nenhum comentário: