terça-feira, 25 de agosto de 2020

A telepsiquiatria chega a quem precisa

https://drjalesclemente.com/
Com a pandemia da COVID-19 o Conselho Federal de Medicina autorizou a teleconsulta, ou seja, uma consulta onde o paciente, com total sigilo e segurança, pode utilizar de meios eletrônicos (computador, tablet e ate mesmo o celular), para ter acesso ao médico.

Um dos pacientes que mais ganharam com essa nova modalidade de consulta, foram os pacientes psiquiátricos que residem em áreas rurais. Eles, normalmente tinham que fazer grandes deslocamentos, além de enfrentar uma sala de espera lotada para ter acesso ao médico psiquiatra.

Hoje, de forma rápida e simples, pode marcar uma consulta com hora certa para começar e não precisa sair da comodidade e conforto do seu lar.

Embora alguns pacientes possam ficar relutantes ou se sentirem meio estranhos ao falar com o médico por intermédio de uma tela, a experiência das telecosultas já realizadas mostram que a maioria das pessoas se sentem super confortáveis, principalmente depois que sabem que tudo que foi dito ali está protegido pelo sigilo médico paciente.

Veja o depoimento de um agente comunitário em uma zona rural afastada do centro da cidade:

“Achei muito importante porque não temos psiquiatra em nosso município e chegou num momento muito necessário. Fui prontamente atendida, onde o Dr. Jarles Clemente através de uma ligação conversou com o paciente e o mesmo está fazendo o tratamento e deu muito certo.”

Com o passar do tempo essa nova forma de “ir ao médico” vai se tornar familiar a todos e mais pessoas vão se sentir à vontade com a comunicação por vídeo em seu dia-a-dia.

Outro grande fato para se comemorar é a prescrição digital, o que possibilita, após a consulta por telepsiquiatria, enviar de forma digital até por mensagem de aplicativos de celular atestados, receitas de medicamentos e pedidos de exames assinados digitalmente, que tem a mesma validade que uma receita assinada de próprio punho pelo médico.

Quer mais informações sobre telepsiquiatria? Acesse o site do psiquiatra Jales Clemente pelo link drjalesclemente.com


https://drjalesclemente.com/

Nenhum comentário: