terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Itajá: Prefeito participa de capacitação junto com profissionais da atenção básica do município


Nesta terça-feira (11), a Prefeitura Municipal de Itajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma em Atenção Primária à Saúde do Município de Itajá, que busca capacitar técnicos, enfermeiros e agentes comunitários para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A palestra foi ministrada pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Humano – IDH. O I Seminário girou em torno dos indicadores de saúde e a importância do acompanhamento desses indicadores de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município.


Na ocasião estavam presentes: o prefeito Alaor Pessoa, o secretário de saúde Canindé Lopes e os profissionais que compõem as 04 Unidades Básicas de Saúde de nosso município.

O secretário municipal de saúde Canindé Lopes frisou em sua fala que a Gestão Municipal não tem medido esforços para fortalecer, organizar e qualificar a atenção básica do município de Itajá.


O prefeito Alaor mostrou que o Previne é uma nova estratégia que o Ministério da Saúde adotou para que haja uma melhor qualificação na assistência da ponta. Quem atende melhor, quem cumpre os indicadores vai receber mais recursos.

Uma vez que, o pagamento dos recursos financeiros aos municípios leva em consideração os indicadores que serão discutidos na reunião com os profissionais da Atenção Primaria. Como, por exemplo, gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico realizado.

Nenhum comentário: