sábado, 15 de agosto de 2020

Ipanguaçu/RN: Secretaria de Saúde realiza testes da “orelhinha” e “linguinha”

Durante toda a manhã dessa sexta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Nascer Melhor realizou, na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Centro, ao lado do Mercado Público, atendimentos especializados de teste da “orelhinha” e “linguinha”. No total, foram atendidos 25 recém nascidos.

O “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame muito importante que têm como objetivo detectar se o recém-nascido tem problemas ou não de audição, este exame faz parte do protocolo de triagens essenciais e obrigatórias para todos os recém-nascidos. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente evitando, desta forma, alterações decorrentes de perdas auditivas.

Já o teste da linguinha é uma avaliação validada e padronizada que têm por finalidade diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer funções importantes exercidas pela mesma, como, sugar, engolir, mastigar e falar.

Nenhum comentário: