sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Prefeito de Campo Grande-RN pode virar alvo de processo no MP Federal e FNDE por suposto desvio de verba


O atual prefeito da cidade de Campo Grande-RN Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo (Bibi de Nenca) pode virar alvo de processo do Ministério Público Federal por um suposto desvio de quase 5 milhões de reais.

Atualmente a competência da condução do processo cabe ao Ministério Público Estadual, mas o mesmo deve estar transferindo os trabalhos para a esfera federal, onde inclusive existe a possibilidade do FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) estar incorporado na apuração desse suposto desvio de verbas.

A investigação dá conta que entre os anos de 2013 – 2016, o município utilizou indevidamente recursos do FUNDEB no valor de R$ 4.831.186,26. E por se tratar de verba repassada por um ente federal é necessário seguir as recomendações contidas nas súmulas 150 e 208 da justiça, a investigação deverá seguir para a autarquia federal.

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A princípio já consta nos autos que a prefeitura não demonstrou comprovação de qualquer processo de despesa pública utilizando os recursos do FUNDEB para a contratação de pessoa física ou jurídica para prestação de serviço ou compra de material pelo poder executivo. O que vem a ser um forte indício de provável desvio de verba, desse modo sendo alvo da investigação.

O processo está disponível no site do TJRN através do link: https://pje1g.tjrn.jus.br/consultapublica/ConsultaPublica/listView.seam e pode ser acessado através do número 0801355-94.2020.8.20.5137

Nenhum comentário: