quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Estudante potiguar tira nota mil na redação do Enem: “Não esperava”


As notas do Enem 2022 foram divulgadas após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciar a antecipação dos resultados para esta quinta-feira 9. No entanto, horas antes, alguns alunos já conseguiam visualizar as notas pelo site do Inep, como foi o caso da natalense Maria Eduarda Braz, de 17 anos.

Apesar de sempre se considerar uma aluna que estudava bastante, independente do horário, ela conciliou os estudos com o lazer graças à família e aos amigos que sempre frisaram a importância de descansar, sair de casa e se divertir. Hoje ela percebe o diferencial que esse movimento fez durante o ano.

Aluna de um colégio particular de Natal, ela acredita que, assim como a leitura, o incentivo tanto em um curso preparatório quanto no ambiente escolar foram importantes durante esse processo de preparação. “Os poucos livros que eu li ano passado foram suficientes para me ajudar a organizar as ideias, escrever e argumentar melhor. Então, eu fiz cursinho por fora, mas junto a ele, eu tive uma preparação muito boa na minha escola e fui muito bem acompanhada por profissionais competentes e humanos, principalmente”, afirmou.

Em suas expectativas para os próximos dias, Maria Eduarda espera pela aprovação. Mas, apesar do nervosismo para o dia do Sisu, ela pretende aproveitar esse momento de alegria e deixar a preocupação da aprovação um pouco de lado.

Entre as duas opções de curso, a estudante tem como prioridade o curso de Psicologia, mas tem como segunda opção o Jornalismo. “Eu quero fazer psicologia e tenho jornalismo como segunda opção por gostar mesmo de escrever e ler, mas eu me encontrei essencialmente na psicologia e eu espero passar”, diz.

A nota 1000 de Maria Eduarda foi um aprendizado. Segundo ela, com a nota, ela conseguiu perceber a capacidade de ser destaque e de ser mais confiante. “Na semana do Enem, uma professora minha me abraçou e disse que se ela pudesse apostar em alguém para tirar nota 1000, seria eu. Isso me marcou muito e me emociona hoje porque alguém sem ser da minha família, que está ali dia após dia na luta pela aprovação, me enxergou de verdade e acreditou em mim”, relatou emocionada.

Nenhum comentário: