segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Assú comemora 9 anos de revitalização do Cine Teatro Pedro Amorim


Durante a noite da última sexta-feira (29), foi realizado um momento de comemoração ao aniversário de 9 anos de revitalização do Cine Teatro Pedro Amorim. Marco na cultura não só de Assú, mas de todo Rio Grande do Norte, o espaço é palco de grandes apresentações musicais, teatrais, exposições e diversas expressões artísticas que tanto enriquecem a cultura assuense.

A noite de celebração foi marcada por diversas ações, entre elas esteve a entrega dos certificados de gratidão àqueles que contribuíram de alguma maneira para que a arte e a cultura do município se mantivessem vivas durante o período pandêmico. A programação de aniversário também contou com apresentação da Orquestra Jovem de Assú e participação da Orquestra Choro do Vale.


Os festejos também foram marcados pelas exposições de algumas obras dos artistas Wagner di Oliveira, Gilvan Lopes e Davi, de apenas 12 anos. Além disso, as encenações artísticas das transformistas Jacutinga, Jacinta, Micheli e Diana deixaram o momento ainda mais animado.

Os dois pontos altos da noite ficaram por conta das entregas dos troféus aos cidadãos que já trabalharam no Cine Teatro e que são memória viva dentro da cultura assuense. A noite foi encerrada com exibição do curta que conta a história de Dedé do Cinema, ex-funcionário do teatro e que marcou história durante anos.Sobre o Cine Teatro:O Cine Teatro Pedro Amorim teve como pioneiro o arrojado empresário coronel Francisco Martins, que construiu o prédio para valorização das manifestações culturais, o teatro, a música e o cinema (mudo). Sua inauguração aconteceu durante os festejos juninos de 1925 com denominação de Cine-teatro do Assú.

Na década de quarenta, Chico Martins, como era conhecido, importou equipamentos para o cinema (falado). Mais tarde, o Cine recebeu o nome de Cine Teatro Doutor Pedro Amorim, uma alusão ao médico líder político Pedro Soares de Araújo Amorim. O Cine Teatro proporcionou momentos de alegria a todos que viveram o seu tempo, e até os dias de hoje é palco de belíssimas histórias dentro da Terra da Poesia.

Nenhum comentário: