terça-feira, 15 de março de 2022

ALERTA: Bancário de 30 anos tem pulmão perfurado por uso de cigarro eletrônico


O bancário Allan Douglas, de 30 anos, fez um alerta nas redes sociais sobre o consumo de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapers. De acordo com o morador de Manaus, o pulmão dele foi perfurado após alguns dias intensificando o uso do dispositivo eletrônico durante uma viagem de férias ao Rio de Janeiro.

Em uma rede social, Allan disse que precisou ficar internado em um hospital manauara e pediu que seus seguidores – quase 26 mil – avisassem aos amigos sobre os riscos envolvidos no uso de cigarros eletrônicos. Em entrevista, o rapaz contou que vinha usando cigarros eletrônicos há cincos meses, mas apenas esporadicamente. Em férias no Rio de Janeiro, ele passou a fumar todos os dias durante duas semanas.

“Eu apenas fazia uso em saídas com os amigos, mas como não estava trabalhando, usei todos os dias, principalmente na praia. Não costumava tragar, apenas aspirar. Acredito que seja muito importante discutir isso amplamente porque cada um tem um organismo e existe o risco”, afirmou em entrevista.

Após 11 dias, o bancário recebeu alta. A venda de cigarros eletrônicos não é permitida no Brasil. Em 2019, após uma onda de casos nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos criou o nome Evali para designar uma doença pulmonar associada ao uso do dispositivo.

Pesquisas já mostraram que as bactérias que, naturalmente, existem no pulmão se tornam mais nocivas causando mais inflamações quando são expostas ao vapor do cigarro eletrônico. Essa situação pode levar a doenças como a DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, e asma.

Nenhum comentário: