quinta-feira, 24 de março de 2022

Campanha março Lilás chama atenção das Mulheres Itajaense




A Prefeitura de Itajá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nas Unidades Básica de Saúde, um momento especial de acolhimento às mulheres em comemoração ao março Lilás.

O mês é dedicado a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo inteiro. A campanha visa alertar as mulheres para este tipo de câncer e diminuir os índices de mortalidade pela doença.

O coordenador da Saúde da Mulher, Igor Ranniery, explica que este tipo de câncer, além de ser o mais frequente entre as mulheres, age de forma silenciosa. “Inicialmente, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas, os sintomas costumam aparecer quando a doença já está no seu estado mais avançado por isso a importância da prevenção e de estabelecer diagnóstico nas fases iniciais para que a gente possa ter êxito no tratamento.” pontua o coordenador.

Ações educativas e diagnósticas estão sendo realizadas nos postos de saúde da cidade e zona rural. Durante o mês, serão feitos palestras e atendimento para a população. O exame para o diagnóstico do Câncer do Colo do Útero também está sendo realizado para o rastreio da doença. O exame tem o objetivo de detectar alterações nas células do colo do útero. Quando o diagnóstico é feito cedo, a doença fica mais fácil de tratar e alcançar a cura.


Nenhum comentário: