quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Itajá: Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa realiza culminância do seu projeto




Neste dia (30/11), a Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa realizou a culminância do seu projeto: Consciência Negra Contribuições da Cultura Africana. O projeto interdisciplinar foi realizado durante o mês de novembro abrangendo toda a escola e os alunos.

A culminância teve sua abertura com as falas da Diretora Fátima, da vice Evenny, e da supervisora do turno vespertino Aldeiza. No primeiro momento houve a apresentação dos Monólogos representada pela aluna do 8 ano A Evelyn. Em seguida, houve a apresentação de duas danças afro com os alunos dos 08 anos e 09 anos.

No segundo momento da culminância ocorreu a visitação a exposição dos trabalhados confeccionados relacionados a Consciência Negra como: Pinturas, desenhos, poesias, autores negros, comidas de origem africana, personalidades negras, Panfletos educativos, apreciação de Filmes, exposição de roupas e objetos de origem Africana.

O mês de novembro é celebrado o mês da Consciência Negra. A data é usada para reflexão e conscientização das lutas do povo negro quanto às desigualdades sociais criadas pelo modelo escravagista no país e também para celebrar a importância cultural e econômica dos escravizados para o surgimento do Brasil atual.

Portanto, percebe-se a necessidade de um trabalho constante proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.

Nenhum comentário: