quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Secretaria de Agricultura de Itajá inicia vacinação contra a brucelose em parceria com IDIARN e EMATER local



A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca comunica a todos os criadores de bovinos a procurar um médico veterinário cadastrado no IDIARN para fazer a vacinação das suas bezerras contra a brucelose. A vacinação contra brucelose é obrigatória em todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de 3 a 8 meses de idade em dose única.

A brucelose é uma das principais causas de perdas econômicas na pecuária, podendo provocar queda na produção de leite, menor ganho de peso dos animais e aborto. A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, sendo classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano.

A vacinação deve ser efetuada sob responsabilidade técnica dos médicos veterinários cadastrados no IDIARN que também declaram a vacinação das bezerras no siapec3.

O médico veterinário Matheus Emanuel M. Corsino, foi o responsável cadastrado e apto ao manejo da vacinação das bezerras junto com Lindemberg Lima, responsável pela coordenação da campanha contra a brucelose.

Nenhum comentário: