quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Abastecimento de água 100% sustentável na gestão Sael Melo em Porto do Mangue/RN




Nosso prefeito Sael Melo e Bibiano Azevedo (prefeito da Serra do Mel) visitaram esta semana a comunidade Sítio Volta — no município cearense de Jaguaruana, para conhecer o primeiro Sistema de Abastecimento Rural de Água do Ceará 100% sustentável.

Além do nosso prefeito, também acompanharam os secretários Flávio Felipe (Planejamento e Gestão) e Sanderson Lopes (Infraestrutura).

Agora vem saber mais sobre o porquê dessa visita ser importante.

O primeiro sistema de abastecimento de água do Ceará 100% sustentável atende 309 famílias, utiliza placas fotovoltaicas para produção de energia, sendo a produção de cloro obtida através de fábrica de sal, com a matéria prima adquirida nas salinas do Rio Grande do Norte.

O objetivo da visita é implantar esse sistema de abastecimento rural em Porto do Mangue e em Serra do Mel, utilizando o modelo de gestão participativa, já implantado em vários estados nordestinos, como Piauí, Paraíba, Bahia e Alagoas, além do anfitrião, o Ceará.

O grupo norte-rio-grandense foi recebido por Francisco de Assis, presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jaguaribe-Sisar BBJ, além do gerente técnico Carlos Júnior, da gerente administrativa Flávia Brito e do engenheiro civil Elves Monteiro Veneranda de Sousa.


Nenhum comentário: